O coração é o órgão mais importante no corpo, sendo responsável por receber o sangue proveniente do organismo e por ejetar o mesmo para os pulmões, onde é oxigenado. Após a oxigenação, o sangue regressa ao coração, onde é bombeado para o resto do corpo de forma a oxigenar e nutrir todas as células do organismo.
Quando existe algum problema ao nível do funcionamento do coração, o mesmo tenta compensar ao máximo e manter a sua função. Quando ocorre uma descompensação cardíaca tal que o coração já não consegue compensar e manter a sua função sem problemas estamos perante um caso de insuficiência cardíaca.
A insuficiência cardíaca é um problema bastante comum em cães e gatos, afetando maioritariamente os primeiros. Nos cães, o percurso da doença é geralmente progressivo e poderá ser mais grave. Contudo, estes animais podem viver uma vida relativamente normal com os cuidados médicos apropriados. Nos gatos, a doença ocorre geralmente de forma repentina, necessitando de ação imediata. A causa mais comum de ocorrência desta doença é a idade, alterações congénitas e doenças crónicas secundárias.
Causas
Sintomas e sinais clínicos
Diagnóstico
O diagnóstico desta doença é obtido através da realização de um exame físico completo associado a exames complementares como:
Tratamento